Saiba como promover uma boa experiência de compra no Ecommerce

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Um consumidor que foi mal atendido em uma loja física dificilmente retornará ao estabelecimento. E a mesma lógica também vale para o e-commerce. Por isso, se você está pesquisando sobre o assunto, esse texto vai ajudá-lo.

Reunimos aqui as melhores dicas de como valorizar a experiência de compra em uma loja virtual. Descubra segredos que os especialistas não contam a ninguém, mas nós investigamos a fundo para apresentar a você.

Experiência de compra no e-commerce do Brasil

Experiência de compra
Experiência de compra

O projeto “Experiência no E-commerce” realizou uma pesquisa com 100 das maiores lojas virtuais do Brasil para analisar como tem sido a experiência de compra dos seus visitantes.

E a conclusão foi que grande parte dos e-commerces analisados ainda peca muito nesse quesito. Mesmo assim, o setor tem crescimento expressivo no país a cada ano.

Consegue perceber a grande janela de oportunidade para novos empreendedores como você ingressarem nesse mercado? Então confira a seguir os aspectos mais importantes que selecionamos.

Apresente um diferencial

A primeira dica é exatamente isso: inovar. Sempre pesquise os seus concorrentes e pense em algo que possa dar uma experiência diferente para o seu cliente. Dados do Econsultancy mostram que 78% das pessoas concordam que a experiência do consumidor tem a ver com a diferenciação.

Capriche no layout

O design é um dos fatores que mais transmite confiança no ambiente digital. E isso terá impacto direto nos resultados de seu E-commerce. Pesquise sobre seu público-alvo para dar ao consumidor o que ele quer ver. Não duvide! Um bom design vende muito mais!

E existem várias maneiras de buscar referências, mas uma boa dica é verificar sites de e-commerce dos Estados Unidos. É fato que o mercado norte americano está mais desenvolvido e um passo à frente do nosso, por isso vale à pena se inspirar em diversas soluções que eles praticam.

Evite artifícios indesejados

Apesar de uma estratégia de marketing, um pop-up pode atrapalhar a compra do seu cliente. Quando ele aparece grande demais e no meio da página, isso pode se tornar um problema. Invista em pop ups que sejam menores e mais sutis. Você pode também colocar um que só apareça na hora que o cliente for finalizar a compra. E lembre-se da importância dele: quando o cliente cadastra o e-mail lá, ele espera ser recompensado de alguma forma. Uma dica é oferecer desconto na compra para os cadastrados.

Facilite o Checkout

Da mesma forma que quando você vai até uma loja e demora para ser atendido, isso pode fazer você desistir da compra, isso também acontece no e-commerce. Logo, opte por ter uma página simples e ágil nesse quesito.

Se o cliente tiver que abrir muitas páginas para poder finalizar a compra, ele vai desistir. Outra dica importante é gravar os dados do cliente para que na segunda aquisição o sistema já adianta informações do cartão de crédito do consumidor.

Com o mesmo intuito de agilizar a operação, você deve disponibilizar o login social. Um usuário cadastrado no Facebook ou no Google, por exemplo, terá a opção de rapidamente fornecer os dados de registro com poucos cliques. Evitando perder tempo no processo de compra, você terá clientes mais satisfeitos e um maior índice de sucesso nas operações. Mesmo assim, lembre-se de pedir apenas informações que realmente são necessárias.

Integração com dispositivos móveis

Estudo da Criteo mostra que as compras via smartphones já representam 10% aqui no país. Então dê a opção para que seu produto possa ser adquirido em uma versão para celulares.

Algumas lojas virtuais que se julgam “responsivas”, na verdade oferecem uma péssima experiência em telas pequenas. O caminho é testar sempre, ouvir opiniões diferentes, pesquisar o que existe no mercado que está agradando.

Atendimento ao consumidor

Um desafio do e-commerce é fazer com que o cliente se sinta bem atendido. Por não estar cara a cara com o consumidor, são outros os meios de promover essa sensação.

Algumas formas de fazer isso são: telefone, e-mail e chat online. Por isso sempre deixe o telefone e e-mail para contato bem a vista. Isso também promove uma credibilidade para a empresa/marca.

E o mais importante, faça um bom atendimento quando for procurado por esses meios. Clientes gostam de sentir suas necessidades ouvidas e respostas rápidas. Ninguém gosta de esperar muito para sanar suas dúvidas.

Então ao oferecer esses meios de comunicação, se organize para que possa realmente atendê-los.

Uma boa entrega é fundamental

Por isso sempre ofereça o prazo que você possa cumprir para a entrega. Ninguém gosta de esperar por um produto e ele atrasar para chegar. Para você que está começando, os Correios são a alternativa mais indicada. Então sempre conte dias a mais e pesquise épocas de greve para não se deparar com imprevistos.

A embalagem é o que pode deixar a sua marca na cabeça do cliente. Então invista em pacotes bonitos e criativos. Deixe o nome da sua empresa em destaque. Uma dica é mandar brindes, sacolas recicláveis, coisas que irão encantá-lo.

E se o seu cliente quiser devolver o produto?

Essa não é a hora de ficar triste ou com raiva dele. O bom atendimento deve estar presente nessa parte também. Independente do motivo, o consumidor pode devolver o que comprou até 7 dias depois do recebimento.

Faça com que essa devolução não seja uma pedra no caminho. Uma dica é que no próprio site ele possa fazer isso. Pois se ele comprou de forma online, ele vai querer ter facilidade para devolver também.

Uma boa opção é perguntar o motivo da devolução para que você entenda melhor. Essa postura colabora para o crescimento da empresa e ajuda a identificar qualquer problema com o produto.

Seu e-commerce vai prosperar!

A experiência de compra que você oferece tem papel muito importante no crescimento do seu negócio. E seguindo as dicas que apresentamos aqui, com certeza o seu e-commerce vai crescer muito.

Nosso projeto é disseminar uma nova cultura de excelência nesse mercado, por isso estamos produzindo diversos conteúdos extremamente valiosos.

Mas se por acaso ainda restou alguma dúvida ou gostaria de mais detalhes sobre qualquer ponto que foi abordado, deixe seu comentário abaixo que teremos satisfação em responder!

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