Ecommerce: uma ótima maneira de ganhar dinheiro

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Já pensou em investir em um negócio que deve faturar cerca de R$ 50 bilhões no Brasil em 2017? Parece ser uma ótima ideia, não é mesmo? Pois então fique atento ao ecommerce, uma oportunidade que você pode aproveitar mesmo que ainda não entenda nada de programação.

E como entender as razões para tanto sucesso? Algumas pistas estão no relatório da Webshoppers 35, realizado pela Ebit (referência de informações sobre o comércio eletrônico brasileiro).

O levantamento revela que o Brasil terminou o ano de 2016 com um faturamento de R$44,4 bilhões de ecommerce. Um crescimento de 7,4% em comparação ao ano de 2015, que foi de R$ 41,3 bilhões.

Também é muito interessante saber que a expectativa para este ano é uma expansão de 8% no tíquete médio, para R$ 452. No volume de pedidos também é esperada alta de 4%, para 110 milhões.

Na contramão da crise

Empreendedores de vários perfis já estão se beneficiando do crescimento desse mercado nos últimos anos. E razões para ter otimismo não faltam, já que os adultos e até idosos estão cada vez mais abertos às novas tecnologias.

Aplicativos como o WhatsApp já se tornaram sensação entre usuários de todas as idades. A mesma tendência também se mostra verdadeira em relação ao ecommerce, especialmente com o aumento da segurança em compras pela internet.

Com o aumento no retorno financeiro, consequentemente, também cresceu o número de consumidores adeptos ao ecommerce. Em 2015, eram 39,14 milhões, já no passado o número saltou para 47,93 milhões.

Um dos motivos dessa expansão foi o comércio eletrônico por dispositivos móveis. Quanto maior a facilidade para o consumidor realizar a sua compra (como em qualquer lugar, com apenas um celular na mão), mas ele vai querer consumir. O relatório ainda mostrou dados referentes às vendas por categorias:

Categorias mais vendidas em volume de pedidos

  • 13,6% na categoria de Moda e Acessórios;
  • 13,1% na categoria de Eletrodomésticos;
  • 12,2% nas categorias de Livros, Apostilas e Assinaturas;
  • 11,2% nas categorias de Saúde, Perfumaria e Cosméticos;
  • 10,3% na categoria de Telefonia e Celulares.

Categorias mais vendidas em faturamento

  • 23% na categoria de Eletrodomésticos;
  • 21% na categoria de Telefonia e Celulares;
  • 12,4% na categoria de Eletrônicos;
  • 9,5% na categoria de Informática;
  • 7,7% na categoria de Casa e Decoração.

Como ganhar dinheiro com meu ecommerce?

Um ecommerce pode ser até mais simples do que ter uma loja física, mas para criar seu comércio eletrônico também é importante organização.

São vários aspectos que devem ser pensados para que sua loja seja segura e eficaz. Mas a primeira coisa a se definir é em qual tipo de mercado quer trabalhar. Para isso, é necessário uma vasta pesquisa, pensando:

  • Nos concorrentes do mercado: saiba quem são os maiores concorrentes, pense no que você pode fazer de diferente e melhor para se destacar. Pesquise valores, formas de compra, opções, etc.
  • No seu público-alvo: saiba qual será seu público-alvo, o perfil dele e o que eles procuram. Pesquise quais formas de comunicação e divulgação seus consumidores mais acompanham: redes sociais, propagandas, anúncios? Fale a linguagem do seu comprador, mostre que ele está sendo ouvido.

Com essa pesquisa e o seu foco determinado, é a hora de começar seu negócio e ganhar dinheiro. Mas para isso também é necessário escolher as ferramentas certas para sua loja virtual.

A plataforma será a estrutura da sua loja. Com toda a experiência que reuni ao longo de anos trabalhando com ecommerce, eu recomendo a plataforma Magento. Ela é a mais utilizada, oferece suporte e grande possibilidade de personalização.

Um dos motivos em que muitas pessoas ainda não compravam pela internet, é pelo medo. Lá são preenchidas informações pessoais e de cartões de crédito. Por isso, é necessário proteger seu cliente e preservar o nome de sua marca. Os mais usados no ecommerce são: SSL (Secure Socket Layer) e Scan de Aplicação e IP.

Após ter um site confiável e seguro, também é preciso divulgar seu produto. Para trazer clientes deve-se investir em uma divulgação forte, que podem ser feita: nas redes sociais (para empresas com pouco investimento) e no Google Adwords (para as que possuem um capital maior).

Outro fator importante é como o produto irá chegar até o seu consumidor. É preciso contratar empresas de confiança para fazer esse trabalho. Você pode optar pelos tradicionais Correios (nos casos de empresas pequenas, que estão começando) ou transportadoras.

Desde o valor do frete até o prazo para recebimento da mercadoria, é preciso ser transparente com seu cliente e deixar claro como funciona sua logística. Afinal, garantir a satisfação do seu cliente é o principal objetivo de sua loja virtual.

Mãos à obra!

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